Nosso Gerador de Emergência
A implantação do nosso gerador de emergência está sendo uma novela que graças a muita dedicação e empenho de todos os envolvidos está chegando ao final.
É importante relembrar algumas informações para todos nós tenhamos a real situação desta melhoria em nosso condomínio.
Este investimento que já é uma ambição antiga de nossos moradores, principalmente pensando na comodidade nos dias de falta de luz e segurança em um caso de necessidade de evacuação ou apagão por muito tempo.
O nosso gerador manterá os 4 elevadores em funcionamento, toda a iluminação das áreas comuns, sistemas de controle de acesso, câmeras de segurança, cerca elétrica e alarme, todos os portões e sistema de abastecimento de agua do condomínio.
No anos passado finalmente tínhamos dinheiro e com a ajuda e indicação de nosso conselheiro Sr. Braz, tivemos acesso a um fabricante de Geradores onde conseguimos comprar um um preço bem diferenciado dos demais orçamentos que tínhamos. Então compramos o gerador e contratamos o Engenheiro Eletricista Rodrigo dos Santos para cuidar da documentação e burocracias relacionadas a EDP, o Sr. João Maycon Correia, um eletricista industrial com mais de 30 anos de experiência com geradores para executar a instalação, e o Sr. Esdras Domiciano arquiteto e bombeiro que nos orientou em relação as especificações em relação a nossa AVCB e melhorias necessárias para estarmos nos conformes com a legislação vigente.
Mas o porque está demorando tanto para entrar em funcionamento?
Primeiramente quando apresentamos a documentação do projeto, baseado em nosso consumo e necessidades a EDB não aprovou por entender ser diferente das cargas inicialmente instaladas em nossa entrada da rua. Infraestrutura instalada dez da obra do condomínio que é super dimensionada a nossa realidade atual. Tivemos então que contratar uma empresa especializada para durante 7 dias analizar e nos apresentar um laudo técnico com aparelho regulamentado pela EDP, provando o nosso consumo real no dia a dia do condomínio. Apresentamos este laudo e esta fase foi aprovada pela EDP.
Ai partimos para as especificações de instalação física e alterações dos quadros de força para o funcionamento automático com o gerador, fase a qual mais demorou para ser desenvolvida toda a documentação e ser aprovada pela EDP. O que com certeza a mudança física da EDP de nossa região e a pandemia também contribuíram com este atraso.
Num terceiro momento nos deparamos que ficaria mais econômico, já que os valores dos cabos elétricos tiveram severos reajustes por decorrência da variação cambial em nosso pais, seria melhor substituirmos por mais cabos com menor bitola do que um só com maior bitola para cada fase, sendo até mais seguro e facilitando a instalação e manutenção futura. Ai para economizarmos aproximadamente R$ 7000,00 em cabos, alteramos esta especificação no projeto e re-apresentamos para a EDP. O que já foi aprovado novamente.
Ai partimos para os orçamentos e negociações para comprarmos os cabos e finalizarmos as instalações. O que ocorreu neste mês de Julho e nesta próxima semana está sendo finalizado os últimos detalhes da instalações.
A próxima fase será agendar a primeira partida com os engenheiros do fabricante do gerador, para começar a contar a garantia do mesmo, como já negociado dês do inicio.
Após tudo funcionando um engenheiro da EDP virá fazer a última inspeção de segurança para finalizar todo o processo.
Acreditamos que mais tardar em Agosto teremos tudo 100% em funcionamento, dando mais segurança e tranquilidade aos moradores. E é claro mais uma grande melhoria sem nenhuma taxa extra ou de investimento e que também valorizando ainda mais nossos apartamentos.